29 de março de 2012

Yoga para gestantes


A perspectiva de dar à luz um bebê e ser capaz de tê-lo protegido na barriga durante a gravidez é um sentimento maravilhoso.
O Yoga Pré-Natal permite que as mães cuidem de seu corpo, sua mente, e se preparem de forma descontraída para o parto. Este exercício, que harmoniza o corpo e a mente, também alivia problemas comuns durante a gravidez, tais como inchaço, dor nas costas e pernas e permite manter a elasticidade do corpo.
A prática de atividades leves é uma das recomendações da maioria dos ginecologistas. Por este motivo e por seus inúmeros benefícios o Yoga tem atraido cada vez mais mulheres durante a gravidez.
O Yoga também irá lhe ajudar a se adaptar as mudanças e transformações físicas e emocionais que acontecerão durante a gravidez e com a chegada do bebê.
Benefícios do Yoga Pré-Natal
O Yoga Pré-Natal pode ajudar você a manter uma ótima saúde ótima em toda a sua gravidez e ajudá-la a se preparar física e mentalmente para o nascimento de seu bebê. As técnicas de relaxamento e respiração ajudam a se preparar para o trabalho de parto permitindo que mantenha a calma e o controle. Os Asanas(posturas) também auxiliam na chegada do bebê fortalecendo os músculos pélvicos, além de manter suas articulações flexíveis, fortalecer o sistema muscular, estimular a circulação e retorno venoso das pernas. 
Conheça alguns dos benefícios do Yoga durante a gravidez:
  • Proporciona e mantém a elasticidade do corpo;
  • Fortalece a musculatura;
  • Aumenta as chances de parto natural e rápida recuperação;
  • Fortalece a musculatura pélvica auxiliando no trabalho de parto;
  • Relaxa a mente ajudando a manter a calma e o equilíbrio;
  • Ajuda a melhorar a respiração;
  • Combate a ansiedade;
  • Fortalece a coluna;
  • Ajuda para resolver problemas comuns na gravidez como, inchaço nas pernas, dor nas costas, etc;
  • Fornece mais segurança para a futura mamãe;
  • Melhora o humor;
  • Ajuda na digestão;
  • Ajuda a melhorar o sono;
  • Combate a fadiga e alivia o stress.

Além disso, as aulas de Yoga serão uma excelente oportunidade para conhecer outras mães, trocar informações, experiências sobre a gravidez, sobre o parto e cuidados do bebê.
Por Cassia Parmeggiani
www.pequenosyogis.com.br 

27 de março de 2012

Nasceu Valentina! E meu primeiro acompanhamento como Doula.

A minha primeira doulanda teve nenén dia 13/12/2011. Apesar do parto ter sido um pouco de risco já que a gestação ainda estava na 32ª semana e a DPP dela era pro dia 15 de janeiro. Mas por incrível que pareça a nenén nasceu super saudável pesando 3.262 gramas e medindo 42 centímetros, nasceu de parto cesária pois os batimentos cardíacos dela estavam muito alterados mas graças a Deus não foi nada.
Acompanhei a Tainá desde das 12 semanas, foi um acompanhamento á distância já que ela mora em BH. Mas conversávamos todos os dias pelo msn e telefone, e ontem quando o tampão mucoso dela se soltou ela me avisou liguei para ela e fiquei quase duas horas no telefone acalmando-a e passando alguns procedimentos pra ela fazer pra aliviar as dores das contrações. .
Em todos os momentos em que eu conversava com ela, ela me agradecia por tudo: Obrigada amiga! Vc está sendo essencial pra mim. E isso não tem preço.
Me sentia especial, me sentia sei lá rs....sentia uma paz muito grande por poder estar ajudando. Só não me senti 100% feliz porque não estava do lado dela.
Ela estava com muito medo e esse medo estava fazendo ela sentir muita dor. Ela queria muito ter parto normal, mas eu sabia que poderia não ser possível e já fui conversando com ela sobre a possibilidade de se fazer uma cesária.
Claro, que eu queria que ela tivesse o parto normal, mas a situação que se passava era cesária na certa: As contrações dela não se regulavam mesmo com todas as recomendações que eu passei, a nenén sem mexer há muito tempo e ela perdendo liquido...imaginei que teria algo errado. E o pior, o médico dela é aquele tipo médico cesarista que qualquer motivo é usado como desculpa pra fazer cesária. Triste!
Depois de todo o procedimento feito e das coisas não terem progredido pedi que ela fosse na maternidade checar os batimentos da bebê e me ligasse de lá. Ela tava com muuuuiiitaa dor e como ela me descrevia não parecia contrações, estava estranho. Porque contrações vão e voltam e duram cerca de 1 minuto. As dela iam e viam mas duravam 3,4 minutos. Tipo cólica bem forte no pé da barriga.
Ela foi e me ligou, ela estava em trabalho de parto e estava com 3 cm de dilatação, ia internar porque os batimentos da nenén não estavam normais ia ficar em observação e se não progredisse ia fazer a cesária. Conversei muito com ela pois ela estava nervosa, imagine! A nenén decidir nascer assim de uma hora pra outra e as malas da maternidade nem estavam 100% prontas eu que a ajudei fazer pelo cel mesmo.
Os seios rachados e muito cheios...indiquei uma pomada pra ela usar.
Isso era umas 11 da noite, falei que ia dormir e que ela me ligasse quando precisasse.
1 e meia da manhã ela me liga dizendo que tinha nascido e que estava tudo bem, que era ela linda, cabeluda, parecia uma boneca...do jeito que ela sonhava. o parto não foi o que ela queria mas foi importante pra saúde da bebê, e isso é o que importa.
e eu? Chorei né minha gente! rs.
Vc fica tão ligada que parece que é com vc rs.
Eu estou feliz, me sentindo realizada. E ainda fui convidada pra ser madrinha da Valentina, tem como não morrer de felicidade??
Hoje de manhã liguei pra ela novamente e ela disse que a nenén estava dormindo e que estava com dificuldades para amamentar, a nenén não pegava o seio direito e toda vez a enfermeira tem que ajudar ela...e ainda por cima os seios rachados... conversei mais ainda pra ela não desanimar e nem pensar em desistir de amamentar porque isso vai passar! Tem que insistir mesmo doendo porque é o melhor pra bebê.
Sei que o pós parto é complicado, vem as dores da cesária, mas a dificuldade com a amamentação e sem contar na montanha russa de hormônios né? É tudo muito novo, muita novidade pra uma pessoa só.
Mas estarei aqui pra tudo que ela precisar.

E obrigada senhor por me permitir participar desse momento e por mostrar cada dia mais o que eu quero pra minha vida.

Experiencia única né? E olha que eu nem acompanhei de perto já foi assim tão intenso, imaginem quando eu acompanhar o primeiro parto? SUSPIROS

#Felizdemais :D
 

Blog Template by YummyLolly.com - Header made with PS brushes by gvalkyrie.deviantart.com